Desenho de Marlua de Sousa Correia
E a Lagarta Borboleta chorava com seus olhos de gude, olhos típicos de sua infância, que trazia ao Vento lembranças boas, mas ao insistir em ser Lagarta machucava o Vento, e se machucava, e se amarrava. E o Vento nas manhãs frias ou quentes se transformava em Orvalho para estar mais próximo à Lagarta Borboleta.
Um dia quando o Vento em brisa se torna tufão, a Lagarta Borboleta decide tirar as amarras, e se mostrar... asas azul celeste, roxa, incandescente, mesmo que ainda machucada pelas amarras... e se mostra Borboleta, inteiramente Borboleta. O Vento rodopia, não acredita, sente a vontade de ajudar no voo dessa Borboleta, mas está tudo muito confuso, o Vento vem em brisa, em tufão..mais uma vez em brisa... e de novo em tufão.. e a Borboleta alçando o voo, ainda com as asas machucadas, pois as amarras foram tiradas há poucos instantes.
Ela diz ao Vento que tudo o que houve, que os erros e o voo tardio era o medo, o medo de sair daquela folha de conforto, onde era apenas Lagarta, e não percebia que Lagarta machuca, consome, destrói. Mas agora, mesmo que tarde ela voa, e mostra que nasceu para ser Borboleta.
Nesse dia o céu chorava, a Lagarta desaparecia, a Borboleta surgia e o Vento não ventava, e ventava, e soprava tão calmo, mas em tantas direções que a Borboleta ainda se acostumando a mostrar-se Borboleta seguia em direção ao Vento. A Borboleta só quer que o Vento ainda vente em seus voos, seja em brisa ou em tufão. A Borboleta deseja com todas as forças em suas asas que o Vento se torne todas as manhãs Orvalho para refrescar as asas ainda doídas, mas belas... e ajude num sopro, o sopro de vida, liberdade e quiçá amor dessa Borboleta; pois Borboleta nasceu para sugar o néctar sem machucar, e o sabe fazer, pois a Borboleta deixou de tentar permanecer Lagarta que machuca, consome e destrói. Ela é Borboleta que embelezará o Vento, que tornará os dias do Vento brisa, quando necessário Orvalho apenas pelo Vento saber que eles existem juntos, e alçam voo juntos, e se completam.
Vento!!! Ela tem certeza!!! Ela será para sempre Borboleta!!